O deputado Delegado Olim (PP), que é relator do processo contra o deputado Arthur do Val (União Brasil) no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), entregou nesta quinta-feira (7) o relatório dele sobre o caso das falas de Arthur sobre as refugiadas ucranianas, pedindo sua cassação.
De acordo com Olim, o deputado quebrou o decoro parlamentar ao dizer em áudios vazados que as refugiadas ucranianas são “fáceis porque são pobres”.
“Estando evidenciada a gravidade das condutas do representado, flagrantemente atentatórias ao decoro parlamentar, conclui-se este parecer com a proposta de que seja aplicada ao Deputado Arthur Moledo do Val a medida disciplinar de perda do mandato”, disse o relatório.
Em nota ao dada o g1, o gabinete de Arthur do Val disse que os comentários feitos por ele não constituem um crime, já que foram feitos fora de suas atividades como deputado.
“Os comentários que foram alvo da representação no Conselho de Ética, ainda que indevidos, não constituem crime e não foram feitos durante a atividade parlamentar, já que Arthur do Val estava de licença do mandato. Arthur do Val não tem dúvida de que o Parlamento irá respeitar a vontade de 500 mil paulistas que o elegeram para o mandato que ele exerce com dedicação e honestidade”, disse na nota.
Fonte: JD1 Notícias