As inscrições para mesário voluntário já podem ser feitas no nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de cada estado. O cadastro também pode ser feito pelo aplicativo e-Título.
Os selecionados que trabalharão nas eleições em outubro de 2022 são capacitados por meio de uma plataforma de ensino a distância (EaD) ou por meio do aplicativo Mesário. No treinamento, os futuros colaboradores se informarão sobre fluxo de votação, procedimentos a serem adotados na seção eleitoral e soluções para eventuais problemas. Também receberão um checklist de início do trabalho e do encerramento do dia de votação.
Em regra, qualquer brasileiro ou brasileira que esteja em situação cadastral regular junto à Justiça Eleitoral e seja maior de 18 anos pode ser mesário, voluntário ou convocado. As exceções são os candidatos, os respectivos cônjuges e parentes até segundo grau; membros de diretórios de partidos políticos com função executiva; autoridades e agentes policiais que exerçam cargo de confiança no Poder Executivo; e quem trabalha na Justiça Eleitoral.
O trabalho de mesário não é remunerado, mas ele faz jus a auxílio-alimentação no 1º turno e, se houver, também no 2º turno das eleições. Esse colaborador ainda tem direito a dois dias de folga no trabalho, havendo mais dois dias para quem participar do treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral.
Além disso, a atuação pode servir como critério de desempate em concursos públicos, caso haja essa previsão no edital.
Por fim, o mesário universitário conta com mais uma vantagem: 30 horas de crédito na grade extracurricular, se a instituição universitária em que estiver matriculado tiver convênio com o TRE local.
Os interessados podem se informar na página da mesária e do mesário voluntário no Portal da Justiça.
Fonte: JD1 Notícias