A próxima semana promete muito frio espalhado pelo Brasil. A previsão do tempo indica possíveis ocorrências de geada e neve. Uma massa de ar frio que chega ao Sul do país no domingo (15/5), e já avança na segunda-feira (16/5) pelo Sudeste e Centro-oeste, vai causar mais uma queda acentuada das temperaturas, aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
“Vai ser uma semana com muita umidade, chuva e frio. Com amplitude baixa, teremos madrugadas, manhãs e dias muito gelados”, afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.
Essa frente fria deve chegar até o norte de Goiás, norte de Minas Gerais e os estados de Rondônia e o Acre. “Isso é algo incomum. Maio não é um mês tão frio assim, muito menos com características de geadas”, diz Santos. Por outro lado, o especialista ressalta que é “extremamente prematuro” afirmar que as geadas deste ano serão tão severas quanto as de 2021.
De acordo com o Inmet, as temperaturas poderão cair em torno de 10°C, especialmente na Região Sul e no sul das regiões Centro-Oeste e Sudeste. Isso significa a queda entre a temperatura mínima de um dia comparada à temperatura mínima do dia anterior.
Com isso, as condições são favoráveis à ocorrência de geada nos estados do Sul, e em pontos do sul de Mato Grosso do Sul e da Região Sudeste, entre os dias 17 e 23 de maio, o que liga o estado de alerta aos produtores. Além disso, “há uma pequena possibilidade de ocorrência de neve nas serras Gaúcha e Catarinense entre a noite de segunda-feira, dia 16, e madrugada de terça-feira, dia 17”, informa o boletim.
Além do frio, tem chuva
Já no sábado (14/5), há previsões de chuvas gerais em todo centro-sul do Brasil. Na segunda-feira (16/5), São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e algumas áreas do Mato Grosso também terão precipitações, conforme um centro de alta pressão avança pelo Oceano Atlântico, aponta Santos. “Essa frente deve avançar e levar chuvas para o interior do Nordeste e ao Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) no começo da semana”.
Vendavais podem causar transtornos no RS
Com a formação de um novo ciclone extratropical na terça-feira (17/5), próximo à costa da Região Sul, o Rio Grande do Sul está em alerta para possíveis transtornos causados pelas chuvas fortes e rajadas de vento, que podem ultrapassar 100 km/h, alerta a Climatempo.
De acordo com o boletim, “o risco maior para vendaval está previsto na faixa leste e extremo sul do Rio Grande do Sul. No litoral, desde Chuí até Torres e também no extremo sul, a previsão é de ventos de 100 a 115 km/h. Na região metropolitana de Porto Alegre e na Serra Gaúcha, ventos em torno dos 90 km/h”. As condições extremas elevam o risco de queda de árvores, de energia, detalhamento, paralisia de travessia, das balsas e das atividades portuárias.
Fonte: Globo Rural