“Mato Grosso do Sul terá a maior redução de custo de transporte com a Nova Ferroeste, podendo chegar a 30% em relação ao frete rodoviário”, afirmou o pré-candidato ao Governo do Estado, Eduardo Riedel (PSDB). Os números têm base em um estudo de demanda que apontam a viabilidade do Corredor Oeste de Exportação.
Aliado a possibilidade de uma área destinada à movimentação de veículos no Porto de Paranaguá, o modal vai ser importante para escoar as riquezas produzidas no Estado, ainda mais com a projeção do crescimento da área de agricultura em 1,8 milhão de hectares em Mato Grosso do Sul nos próximos anos, o que vai potencializar as exportações.
“É um projeto essencial para dar competitividade ao Estado. Hoje, o frete de Mato Grosso do Sul é rodoviário e o porto de Paranaguá já é o grande destino das riquezas do nosso Estado”, lembrou Riedel.
A Nova Ferroeste vai percorrer 49 municípios, sendo oito em Mato Grosso do Sul e 41 no Paraná. O traçado será o seguinte: Maracaju, Amambai, Guaíra e Cascavel. Em Cascavel haverá duas ramificações: uma indo a Foz do Iguaçu e a outra seguindo por Guarapuava, passando por Balsa Nova e chegando a Paranaguá.
(Foto: Saul Schramm – Flickr: https://bit.ly/3FdgbDx )