Liz Truss é escolhida para ser nova primeira-ministra do Reino Unido

- Publicidade -

Liz Truss foi escolhida como líder do Partido Conservador e será a nova primeira-ministra do Reino Unido. Com isso, Truss irá substituir Boris Johnson, que renunciou no início de julho.

O cargo foi disputado na reta final entre Truss, atual secretária de Relações Exteriores, e o ex-ministro das Finanças Rishi Sunak. A votação foi feita entre os 200 mil integrantes do Partido Conservador em todo o Reino Unido, e o resultado foi anunciado hoje.

Truss deve assumir oficialmente como premiê apenas amanhã, após viajar a Balmoral, na Escócia, para encontrar-se com a Rainha Elizabeth II e, junto a Boris Johnson, realizar formalmente a transferência do cargo.

Depois, o principal desafio será enfrentar a crise econômica que atinge o Reino Unido, com inflação de 10% – algo inédito nos últimos 40 anos.

Boris Johnson enfrentou escândalos até deixar o cargo. O então primeiro-ministro britânico anunciou sua renúncia após uma intensa crise no governo que fez com que mais de 50 membros, entre ministros, secretários e auxiliares, deixassem seus postos alegando “falta de confiança” em sua gestão.

A crise foi desencadeada após Boris admitir que cometeu um “erro” ao ter nomeado Chris Pincher para um cargo parlamentar importante. O político conservador foi acusado de assédio sexual e renunciou após admitir ter apalpado, quando estava embriagado, dois homens, incluindo um deputado, em um clube privado do centro de Londres.

Boris chegou a sobreviver ao voto de desconfiança movido pelo partido em junho, em decorrência do processo do chamado “partygate”, que escandalizou o Reino Unido por de festas promovidas em Downing Street, sede do poder britânico, durante o lockdown nacional pela covid-19. Por isso, Boris Johnson estava imune a um novo voto de desconfiança por mais um ano. Mas essa garantia não foi o suficiente e o escândalo envolvendo Pincher levou o premiê a renunciar.

Fonte: UOL

Leia também

- Publicidade -

Enquete

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-