Frente fria espalha chuva em MT, MS e GO

- Publicidade -

Áreas de instabilidade associadas à circulação de ventos no Sul do Brasil, provocam nuvens carregadas no sul de Mato Grosso do Sul, 13 de setembro. A chuva também retorna ao estado de Mato Grosso, devido ao excesso de umidade do Norte no decorrer do dia, pancadas mais isoladas ao país ainda mais isolado.

Terça-feira (13), instável em todo o sul de Mato Grosso do Sul, com chuva forte na região de Ponta Porã, Porto Murtinho e Dourados. Essa chuva acontece em vários momentos do dia, com chances de trovoadas e as temperaturas ficam amenas. Em Mato Grosso, a chuva acontece mais para o meio e fim da tarde e pode vir acompanhada de eventual por descarga elétrica, mas sem grandes alertas.

O calor desta prolongada persiste com o máximo em Cuiabá aos 39 °C na tarde terça-feira, e não chove. Na região de Campo Grande, há possibilidade de chuva fraca à tarde, mas a noite o tempo volta firme.

Na quarta-feira (14), a frente fria que atua no Sul do Brasil, também vira o vento no continente, influenciando os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A chuva já passará a ganhar mais intensidade em Corumbá e Campo Grande e se espalhará mais sobre o estado de Mato Grosso. As várias cidades do oeste e de Mato Grosso ficam reservadas em Mato Grosso do Sul, mas com máximas acima dos °C.

Atenção! Como as chuvas podem vir com moderadas a intensidades fortes, com risco de trovoadas e chuvas de vento que variam de 40 a 50 km/h.

Problemas na distribuição de energia!

A forte e as chuvas de vento são uma ameaça perigosa para a distribuição de energia. A ocorrência destes dois fenômenos pode provocar o desligamento da rede de energia, controlar muitas pessoas sem luz. A poluição da gravidade do vento pode causar danos à população da queda geral e à poluição do vento.

Estas instabilidades também avançam amanhã no sul de Goiás, como na região de Rio Verde, mas pouca chuva é prevista. As capitais Goiânia e Brasília continuam até o fim desta semana com muito calor, baixa umidade do ar e sem chuva. A estiagem agrícola (chuva acima de 10 mm em 24h) não acontece há mais de 4 meses nestas duas capitais. 

Tendência

A umidade persiste pelo menos até a quinta-feira (15) nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas a chuva já perde intensidade. Como as instabilidades inicialmente se afastaram na sexta-feira (16), mas ainda choverão de forma isolada, mas também nas áreas extremo norte de Mato Grosso, firme e seco. O dia começa com nevoeiro/névoa no oeste e sul de Mato Grosso do Sul, mas não há previsão de chuva e as temperaturas voltam a subir.

Fonte: Terra

Leia também

- Publicidade -

Enquete

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-