O candidato tucano Eduardo Riedel foi eleito governador de Mato Grosso do Sul neste domingo (30/10). Com 97% das urnas apuradas, ele tinha 56,78% dos votos contra 43,22% do deputado estadual Capitão Contar (PRTB), que obteve 43,17%.
Empresário ligado ao agronegócio, Riedel conseguiu a virada após terminar o primeiro turno em segundo lugar — Contar teve apoio do presidente Jair Bolsonaro nesta eleição.
O governador eleito foi vice-presidente da CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil) e presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).
Durante a campanha, ele contou com o apoio da ex-ministra da Agricultura do governo Bolsonaro Tereza Cristina (PP), agora senadora eleita. Teve ajuda também da então presidenciável e também sul-matogrossense Simone Tebet, que obteve o terceiro lugar no primeiro turno.
No primeiro turno, Contar teve 26,71% dos votos válidos contra 25,16% de Riedel. Terceiro colocado, o ex-governador André Puccinelli (MDB) teve 17,18%.
Paraíba
Na disputa pelo governo paraibano, o atual ocupante do cargo, João Azevêdo (PSB), conseguiu a reeleição ao vencer no segundo turno a batalha com Pedro Cunha Lima (PSDB).
Até a publicação deste texto, o atual governador tinha 1.196.169 votos, o equivalente a 52,35% da votação válida, número suficiente para garantir a ele a vitória. O candidato tucano, por sua vez, tinha 1.088.944 votos (47,65% do total).
O resultado do segundo turno confirma a vitória de João Azevêdo no primeiro turno, quando o atual governador teve 39,65% dos votos válidos, contra 23,9% de Cunha Lima, que levou a melhor em uma acirrada briga com Nilvan Ferreira (PL) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB) por um lugar na disputa final.
Espírito Santo
O governador do Espírito Santo (PSB), Renato Casagrande, foi reeleito neste domingo ao derrotar o candidato Carlos Manato (PL). Com 95,39% das urnas apuradas até a publicação deste texto, Casagrande recebeu 1.122.250 votos (53,90% dos total), contra 959.815 de Carlos Manato (PL).
No primeiro turno, governador foi o primeiro colocado ao receber 976.652 votos, o que representou 46,94% dos válidos. Enquanto isso, o candidato do PL conquistou 800.598 votos (38,48%).
Santa Catarina
Jorginho Lima (PL) foi eleito governador de Santa Catarina ao bater Décio Lima (PT). Ele é senador, mas se licenciou do cargo para concorrer ao governo catarinense. Essa foi a primeira vez que o PL irá governar o estado.
Ele irá ocupar o lugar de Carlos Moisés (Republicanos), que disputou à reeleição, mas ficou em terceiro lugar no primeiro turno.
Amazonas
Wilson Lima (União Brasil) foi reeleito governador do Amazonas. Ele venceu Eduardo Braga (MDB) e confirmou o favoritismo que obteve ao ter a maior votação no primeiro turno.
Lima é formado em jornalismo e natural de Santarém (PA). Atuou como repórter, radialista e apresentador do programa Alô Amazonas. O vice-governador na chapa é Tadeu de Souza (Avante).
Rondônia
Coronel Marcos Rocha (União) é o novo governador de Rondônia ao bater Marcos Rogério (PL).
“Agora não tem mais partido, nem adversário. Todos temos que trabalhar para Rondônia prosperar ainda mais. Nossos senadores, deputados federais, deputados estaduais e prefeitos unidos, em favor das pessoas”, escreveu o eleito após a confirmação da vitória em suas redes sociais.
Sergipe
Fábio Mitidieri (PSD) é o novo governador de Sergipe. Ele teve 51,70% dos votos válidos. Ele disputou os votos do eleitorado sergipano com Rogério Carvalho, do PT, que recebeu 48,30% dos votos válidos.
Miditieri é administrador e começou sua carreira política em 2009. Foi vereador de Aracaju, secretário municipal de Esportes e deputado federal. Seu vice-governador é o empresário Zezinho (PDT).
Fonte: Consultor Jurídico