Cida Gonçalves e Simone Tebet assumem ministérios no governo Lula, que se inicia neste domingo (1°). Políticas de Mato Grosso do Sul, a primeira vai comandar o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, enquanto a segunda vai chefiar o Ministério do Planejamento nos próximos quatro anos.
A primeira confirmada foi Cida Gonçalves, no dia 22 de dezembro. Ela fez parte da equipe de transição para o terceiro mandato de Lula, assim como Simone Tebet.
Cida é especialista em gênero e violência contra mulher e já ocupou o cargo de secretária nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres nos governos de Lula e Dilma Roussef (PT).
Cida trabalha como consultora em políticas públicas para o enfrentamento da violência doméstica e dá workshops a prefeituras e governos estaduais para atuação na área.
Também coordenou o processo de articulação e fundação da Central dos Movimentos Populares no Brasil. A militante sempre fez parte dos cargos de direção estadual em Mato Grosso do Sul.
Aparecida Gonçalves chegou a se candidatar pelo Partido dos Trabalhadores (PT) a deputada, em 1986, como a única mulher a disputar esse espaço. Nos anos de 1988 e 2000, também foi candidata pelo PT a vereadora em Mato Grosso do Sul.
De adversária a ministra
Simone Tebet (MDB) foi confirmada como Ministra do Planejamento e Orçamento, no dia 28 de dezembro.
Tebet disputou o primeiro turno nas Eleições 2022 para presidente da República, mas não conseguiu ir ao segundo turno. Foi a terceira mais votada.
Entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), declarou apoio e pediu voto ao petista.
Era senadora por Mato Grosso do Sul, em mandato que teve início em 2015. Foi prefeita em Três Lagoas, a 311 km de Campo Grande, por dois mandatos (2004 e 2008).
Teve atuação marcante considerada por muitos na CPI da Covid, que apurou a ações do governo de Jair Bolsonaro na pandemia.
Fonte: Primeira Página
Leia mais em: https://primeirapagina.com.br/politica/duas-mulheres-de-ms-assumem-ministerios-no-governo-lula/