A Rede Estadual de Ensino retoma as aulas nesta quinta-feira (23), dando início ao ano letivo de 2023 em Mato Grosso do Sul. São mais de 180 mil alunos matriculados para o período em 348 unidades de ensino. Em entrevista ao Bom Dia MS, o secretário de Educação, Helio Daher, pontuou os desafios da nova gestão.
Mesmo após três anos do início da pandemia, e das adaptações no ensino, o olhar da Secretaria de Educação, está voltado a situação dos alunos, principalmente, em relação à defasagem no ensino.
“Estamos trabalhando uma estrutura de avaliação, saber como os alunos estão chegando na escola. Da mesma maneira, temos uma coordenadoria de psicologia educacional, com toda uma estrutura para avaliar a situação, não só do aluno, mas também dos professores e funcionários”, explicou o secretário Helio Daher.
Ainda segundo ele, melhorias na infraestrutura das escolas também devem contribuir para que os alunos sejam melhores recebidos.
“Temos 25 escolas para inaugurar a reforma, no início de março, e mais escolas a partir de abril. Ainda tem escola concluindo a reforma, porque a chuva atrapalhou um pouco, deu uma atrasadinha, mas estamos correndo para que todos entrem nas escolas reformadas”.
Ensino integral
Das 348 escolas públicos de Mato Grosso do Sul, 172 oferecem o ensino integral aos alunos, com cerca de 35 mil matriculados no formato.
“Trata-se da ampliação de carga horária, uma parte de formação geral, básica, que é o que já tinha português, matemática, geografia – e uma parte de itinerários formativos, que podem ser tanto na área do conhecimento, como na qualificação profissional”, explicou Daher.
Fonte: G1