Com dia ‘S’ e muito policiamento, escolas funcionam regularmente em MS

- Publicidade -

Nesta quinta-feira (20), as ações de segurança nas escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) de Mato Grosso do Sul continuam ainda mais reforçada com o “Dia S” de Segurança Pública. A Polícia Militar reforça o policiamento nas unidades escolares estaduais em Campo Grande e no interior.

Além disso, na Capital, a atuação das equipes responsáveis pelas rondas do programa “Escola Segura, Família Forte” também será intensificada. O método de trabalho é realizado principalmente para transmitir segurança à comunidade escolar, especialmente alunos e seus familiares, além de trabalhadores na educação.

“Vamos reforçar a presença da Polícia Militar nas 75 escolas estaduais de Campo Grande. Em cada uma serão destinados pelo menos dois policiais nesta quinta-feira, nos turnos matutino e vespertino. Todas serão atendidas, vamos reforçar o policiamento e dar uma atenção especial nos horários de entrada e saída. E durante as aulas a equipe estará dentro das escolas”, explicou Emerson de Almeida Vicente, comandante do Comando de Policiamento Metropolitano de Campo Grande.

Aulas acontecem normalmente

As aulas na REE vão acontecer normalmente nesta quinta-feira (20) em todo o Estado. “O trabalho regular da Segurança Pública e da PM vai continuar, com missões, rondas. Também vamos dar atenção especial as escolas particulares e apoio nas municipais, que vão ser atendidas pela Guarda Civil Metropolitana”, afirmou o coronel Almeida.

O trabalho faz parte das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado anunciadas pelo governador Eduardo Riedel, no dia 12 de abril , como reforço na ronda policial, ampliação do monitoramento e botão de pânico nas escolas. O foco na segurança da comunidade escolar e atenção máxima para ameaça de violência teve reforços diversos desde a semana passada.

“Além da dupla de policias em todas as escolas estaduais a partir das 6h30 até 17h30, a ronda escolar trabalha a todo instante. É claro que toda a força de segurança do Estado, inclusive da Guarda Municipal estarão preparadas”, afirmou o coordenador do programa “Escola Segura, Família Forte”, na Sejusp (Secretara de Estado de Justiça e Segurança Pública), Valson Campos dos Anjos.

A atuação das equipes da área da segurança pública ocorre de forma coordenada e integrada entre a Sejusp e a SED (Secretaria de Estado de Educação). Na semana passada foi criado o gabinete de gestão de incidentes no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) que envolve a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Metropolitana, além de representantes do programa “Escola Segura, Família Forte”, Semed (Secretaria Municipal de Educação), Conselhos Tutelares e da rede particular de ensino.

Todas as ações de segurança desenvolvida contemplam a Capital e o interior, com apoio das forças de segurança locais, em cada município. “No caso do interior, haverá o policiamento com rondas na entrada e saída das escolas, e também a presença da PM dentro das unidades, com suporte da Polícia Civil e Guarda. Todas as forças de segurança vão estar empenhadas neste sentido”, afirmou o coordenador estadual de gestão escolar da SED, Adalberto Nascimento.

Segurança escolar

Outra frente de atuação é o NISE (Núcleo de Inteligência de Segurança Escolar), que funciona no COSI (Centro de Operações de Segurança Integrado), responsável pelo videomonitoramento de 245 escolas da REE que tem 348 unidades em MS, com mais de 185 mil alunos. A previsão é que este monitoramento chegue a 298 escolas até o final de abril.

“O núcleo é composto por policiais, professores e psicólogos, para estudar os fenômenos, compilar dados e transformar em conhecimento, apoiando políticas públicas que propiciem melhoria na segurança escolar”, afirmou o coronel Carlos Hudmax, coordenador do NISE.

A equipe do Centro de Operações realiza rondas, monitoramento e atendimento das solicitações dos diretores escolares, para solução de conflitos e problemas técnicos das unidades escolares. “Estamos com toda atenção voltada para a prevenção”, concluiu o coronel Hudmax.

Fonte: TOP Mídia News

Leia também

- Publicidade -

Enquete

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-