Após denunciar o CEO da Hurb (ex-Hotel Urbano), João Ricardo Mendes, por ameaças e injúrias, o vendedor Miguel Nader Junior, 32, relata que tem recebido apoio de diversos outros clientes que também têm se sentido lesados em relação ao serviço prestado pela empresa.
Ainda assim, o morador de Campo Grande também comenta que outros consumidores o criticam por ter questionado o empreendimento, que vende pacotes de viagem nacionais e internacionais.
“Tem gente me mandando mensagem falando que estou tumultuando, que a empresa está ok, mas é uma minoria muito pequena. Ou há aqueles que acham que estou pensando só no meu caso para meu caso ser resolvido”, relata Miguel ao Campo Grande News.
Segundo ele, a empresa possui grupos com vários clientes onde uma das regras é não poder reclamar. Nos últimos meses, viajantes de diversos locais do País têm tido problemas com a agência. “Os clientes não entenderam que está todo mundo no mesmo barco. Se o cara não está querendo resolver, na verdade vai todo mundo se ferrar”, opinou ele, que diz ter recebido mensagens de que é oportunista ou que está se revoltando por pouca coisa.
Na madrugada da última sexta-feira, Miguel se surpreendeu quando o diretor da empresa ligou diretamente para o seu celular – inicialmente, ele disse que resolveria um problema apresentado em um produto oferecido pela plataforma, mas posteriormente, o sul-mato-grossense foi alvo de ameaças e injúrias.
O fato foi denunciado à Polícia Civil e boletim de ocorrência foi registrado. Miguel, no entanto, afirmou que vai se reunir com advogados para incluir em processo futuro a denúncia de que o CEO expôs seus dados pessoais, como CPF, número de telefone, endereço e até IP, em diversos grupos na internet.
O primeiro vídeo mostra meu número e tem muita gente me chamando no direto, o tempo inteiro, até para saber o que está acontecendo. Há também gente pedindo o telefone dele, mas eu não passo porque é uma exposição de dados”, afirma o cliente Miguel Nader Junior.
“A única ameaça foi dele mesmo, em que ele [o CEO da Hurb] fala que tinha meu endereço e que alguém poderia estar batendo na minha porta. Mas de outros clientes até que não”, completa.
Miguel conseguiu o número do empresário na internet e entrou em contato para tentar resolver pendência de um dos quatro pacotes adquiridos na agência. O próprio João Ricardo Mendes administra vários grupos de WhatsApp criados com centenas de clientes.
O caso – Miguel relata que viajou em março do ano passado para Los Angeles, nos Estados Unidos, e estava com outros quatro pacotes para os próximos anos. O próximo seria para Paris, na França, mas já estava atrasado. “Eles estão com dificuldade em honrar os pacotes. Entrei em vários grupos para obter informações. Tentei Consumidor.gov, Reclame Aqui, Procon”.
“Tentei falar com o próprio CEO. Liguei muito e consegui. E ele mandou as opções de voo. Pensei que não ia adiantar ter voo se tivesse problema com o hotel. João Ricardo passou a não responder mais, ou enviava respostas genéricas. E na madrugada de quinta para sexta-feira, ele me ligou perguntando se eu estava com problemas com a empresa. E eu disse que sim.”
Sem saber que estava sendo gravado, o cliente questionou o CEO quando o executivo mencionou que estava tendo problema com valores a receber dos bancos. Ele queria saber se seus pacotes já tinham sido pagos. Ele pagou por eles R$ 14 mil. “Foi quando ele começou a me chamar de m…, de bundão. E disse que ia cancelar meu pacote”, disse.
Exposição de dados – Miguel relata que teve seus dados expostos e trechos da conversa no grupo de WhatsApp “PS Hurb eu te amo”, composto por diversos clientes que buscam resolver pendências e se informar sobre os pacotes.
No grupo, o cliente publicou sua própria gravação e foi bloqueado – o grupo é administrado também por João Ricardo Mendes. Em seguida, recebeu relatos de outros participantes de que o CEO da empresa teria publicado seus dados pessoais, como nome, CPF e cartão de crédito.
“Fiquei chocado e pasmo com a situação. Acreditei na empresa e ainda acredito que possam se restabelecer. Estou recebendo apoio e ataques. Tem gente que acha que estou tumultuando. Tem gente que fala que eu trabalho na CVC. O ruim é que tive que expor no Twitter tudo isso. Minha mulher acordou achando que tinha gente aqui em casa”, relatou.
Conforme o boletim de ocorrência, já noticiado pelo Campo Grande News, o CEO o teria chamado de “marica, bundão, mentiroso” e posteriormente ameaçou a vítima dizendo que sabia como encontrá-lo.
“Ele publicou no grupo do WhatsApp a planilha e, mesmo sabendo que era vazamento de dados, falou que era para quem quiser passar trote. Desde o episódio, ninguém da empresa entrou em contato comigo”.
A exposição de dados de clientes é crime pela Lei Geral de Proteção de Dados e pode gerar multa de até 2% do faturamento da empresa.
A empresa – Fundada há 14 anos como Hotel Urbano, a agência de viagens on-line foi criada pelos irmãos José Eduardo e João Ricardo Mendes e se popularizou devido à venda de pacotes com preços atrativos.
Segundo a coluna Capital, do jornal O Globo, a empresa carioca passa por problemas de fluxo de caixa e tem atrasado a emissão de bilhetes e o pagamento de diárias de hotéis. Os problemas se avolumaram nos últimos tempos, com a conta de pacotes por entregar e diárias de hotéis atrasados somando R$ 140 milhões, segundo a própria administração.
Em nota encaminhada ao Globo, a Hurb lamentou o ocorrido e disse sempre prezar pela transparência e relação de confiança com seus viajantes. A empresa afirma que os pacotes com data flexível são promocionais e que não é possível garantir data específica para a viagem no momento da compra. Acrescenta que “o pacote é comercializado como uma oferta a ser executada dentro do período regulamentado” e que o regulamento é claro nesse sentido.
A empresa esclarece que trabalha com três tipos de pacote: os promocionais, de data flexível, os de data fixa e os pacotes sem aéreo, que também são chamados de “combo de diárias”.
A empresa afirma que neste ano já operou mais de 435 mil viajantes. “Esses números atestam a capacidade do Hurb de operar altos volumes de pacotes, assim como demonstram o comprometimento da empresa com seus clientes”, diz a nota.
Fonte: Campo Grande News