Conselheira da ONU em prevenção ao genocídio visita MS para debater proteção aos indígenas

- Publicidade -

A subsecretária geral e conselheira em prevenção ao genocídio da Organização das Nações Unidas (ONU), Alice Wairimu Nderitu, visitou Mato Grosso do Sul para debater as formas de proteção aos povos indígenas. O encontro ocorreu com lideranças indígenas e o governador do estado, Eduardo Riedel (PSDB), nesta segunda-feira (8).

A chegada da representante da ONU é em um período pós inúmeras denúncias sobre a atuação do governo do estado frente aos conflitos entre Polícia Militar e indígenas.

Inclusive, no mês passado, a Defensoria Pública da União (DPU) chegou a dizer que a violência contra os indígenas tem “revelando um padrão de comportamento estatal que não pode ser interpretado como uma atuação isolada e eventual”. As denúncias surgiram após nove indígenas serem presos em uma área de ocupação, em Dourados (MS).

Junto de Eduardo Riedel, Alice Wairimu Nderitu debateu a situação dos povos originários em Mato Grosso do Sul com lideranças indígenas. Durante a reunião, a representante da ONU agradeceu às lideranças pela partilha de experiências e preocupações com as comunidades.

Em mãos, Riedel recebeu de Alice um documento que lista séries de fatores de risco às comunidades indígenas e e que merecem uma atenção das políticas públicas. A representante da ONU também destacou a importância de resgatar o orgulho das comunidades originais.

No encontro, o governador aproveitou para salientar que iniciou conversa com o governo federal em busca de soluções para as questões demarcações de terras. “Encontramos no governo federal a disposição de saída consensual a partir da indenização das áreas (em conflito). Há boa vontade de todos os atores, do governo federal, das bancadas, do Supremo Tribunal Federal e da Advocacia Geral da União”.

Fonte: G1

Leia também

- Publicidade -

Enquete

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-