Apesar das edições da Caravana da Saúde, uma das vitrines da gestão de Reinaldo Azambuja (PSDB), Mato Grosso do Sul não conseguiu zerar e ainda conta com 6.705 pessoas aguardando por uma cirurgia da catarata. O número de MS é o 7º maior do País, de acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados pelo UOL.
O procedimento dura em torno de 10 minutos. A catarata dificulta a visão e pode levar a cegueira reversível. No entanto, o poder público não tem conseguido dar conta da demanda no País. Contudo, 11 estados não possuem nenhum paciente na fila por uma cirurgia.
A cirurgia era um dos principais itens das Caravanas da Saúde, que foram realizadas ao longo dos oito anos de Reinaldo. O Ministério da Saúde e o Governo do Estado lançaram programas para zerar a fila de cirurgias eletivas e exames médicos.
A fila de pacientes aguardando cirurgia da catarata em MS só é inferior ao número de pacientes em São Paulo (44.103), Bahia (29.803), Rio Grande do Sul (18.220), Rio Grande do Norte (17 mil), Pernambuco (12.733) e Goiás (10.440).
Fonte: O Jacaré