Em mais uma fase do programa MS Qualifica, no mês de janeiro serão oferecidos cursos gratuítos em 10 municípios de Mato Grosso do Sul. A parceria foi assinada pelo governo do Estado em outubro de 2023, por meio da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) e o Sistema S (Sebrae MS, Senai MS, Senac MS e Senar MS).
Lançado em maio, o programa do Governo do Estado tem como objetivo oferecer qualificação profissional a cerca de 132 mil sul-mato-grossenses, para que os trabalhadores possam ser efetivamente alocados no mercado de trabalho emergente de Mato Grosso do Sul.
Inscrições abertas
São cursos na Capital e no interior como camareira, compras e estoque, atendimento frente de caixa, higiene e manipulação de alimento entre outros. Veja as vagas:
Em outubro de 2023, na segunda fase do programa, o S (Sebrae/MS, Senac/MS, Senai/MS e Senar/MS) realizou o levantamento de mercado para entender quais as demandas, necessidades do mercado de trabalho e entender a necessidades das empresas e quais os perfis dos profissionais mais procurados.
Sendo que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), por meio da Secretaria Executiva de Qualificação Profissional e Trabalho, traçaram diretrizes e estratégias a respeito da qualificação profissionais em Mato Grosso do Sul.
Qualificação profissional
O diretor-presidente da Funtrab, Ademar Silva Junior, destacou ao Correio do Estado que a qualificação profissional significa retorno financeiro para o empresário, seja a médio ou longo prazo, assim como melhor colocação no mercado para o funcionário.
“Investir na qualificação profissional nunca é um mau negócio, embora o retorno financeiro aconteça em médio ou longo prazo, contribui para os trabalhadores na obtenção de melhores empregos, criar novas oportunidades e aumentar a renda dos profissionais, promovendo assim a inclusão social, combate à discriminação e diminuição da vulnerabilidade”
A Funtrab encara a parceria como positiva e detalha em números os profissionais qualificados, são 3.325 desde que o programa foi criado. A meta até outubro de 2025 é de 13.409 trabalhadores aptos para atuar no mercado.
Imagem divulgação
Os cursos são gratuitos interessados devem entrar em contato pelo telefone: (67) 3320-1411
Fonte: Correio do Estado