Considerado marco histórico na luta das mulheres por mais oportunidades e reconhecimento, o 8 de março foi instituído como Dia Internacional da Mulher, pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975.
Muitos historiadores relacionam a data a um incêndio ocorrido, em 1911, em Nova York, no qual 125 mulheres morreram em uma fábrica têxtil. A partir daí, protestos sobre as más condições enfrentadas pelas mulheres trabalhadoras começaram a ganhar espaço.
O prefeito de Tacuru, Rogério Torquetti, homenageou em suas redes sociais todas as mulheres tacuruenses pela data especial dizendo que este é o dia de celebrar a força, a coragem e determinação de todas elas.
“Desejo hoje os parabéns com muito carinho a todas as mulheres lutadoras que cheias de graça são amantes da vida, vocês são obras-primas criadas por Deus com propósito e amor”, concluiu.
Atualmente, o Dia da Mulher ainda é uma data de luta, mesmo que alguns dos desafios enfrentados por esta parcela da população tenham mudado. Ele também é, contudo, a ocasião escolhida para que pessoas ao redor do mundo celebrem a vida das mulheres em sua vida.