Registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o nº MS-09445/2024, o Instituto Ranking Brasil Inteligência realizou, no período de 24 a 28 de julho deste ano, junto a 500 moradores de Amambai (MS), com 16 anos ou mais de idade, uma pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura Municipal nas eleições 2024, tendo intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro de 4,3%, para mais ou para menos. Pesquisa encomendada por CNPJ: 54.284.645/0001-22.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, Janete Córdoba lidera, com 22% das intenções de votos, sendo que na anterior, realizada em maio, o percentual foi 17%, enquanto Sérgio Barbosa aparece em segundo lugar, com 11%, sendo que na anterior o percentual foi 9%.
Depois aparecem Renato Habitzreuter, com 1%, sendo que na anterior o percentual foi 0,8%, Igor Lima, com 0,8%, sendo que na anterior ele não foi citado, Hilto Cézar, com 0,6%, sendo que na anterior ele também na foi citado, e Lucinei Bampi, com 0,4%, sendo que na anterior ela é outra que não foi citada.
Além disso, 1% dos entrevistados apontaram outros nomes, sendo que na anterior o percentual também foi 1%, e 63,2% não sabem ou não responderam, sendo que na anterior o percentual foi 69,6%.
Estimulada
No levantamento estimulado, Janete Córdoba manteve a liderança, com 43%, sendo que no anterior o percentual foi 38%, seguida por Sérgio Barbosa, com 27%, sendo que no anterior o percentual foi 28%.
Depois apareceram Renato Habitzreuter, com 2%, sendo que no anterior o percentual também foi 2%, e Igor Lima, com 1,2%, sendo que no anterior ele não foi citado.
Já Hilto Cézar teve 1%, sendo que no anterior ele também não foi citado, e Luciney Bampi obteve com 0,8%, sendo que no anterior o percentual foi 1%, enquanto 25% não sabem ou não responderam, sendo que no anterior o percentual foi 26%.
Rejeição estimulada
No quesito rejeição estimulada, Luciney Bampi lidera, com 25%, sendo que na pesquisa anterior o percentual foi 5%, seguida por Sérgio Barbosa, com 20%, sendo que na anterior o percentual foi 11%.
Logo depois temos Renato Habitzreuter, com 10%, sendo que na anterior o percentual foi 1%, Janete Cordoba, com 8,4%, sendo que na anterior o percentual foi 4%.
Mais atrás estão Igor Lima, com 7,6%, sendo que na anterior ele não foi citado, e Hilto Cézar, com 6,2%, sendo que na anterior ele também não foi citado, enquanto 22,8% não sabem ou não responderam, sendo que na anterior o percentual foi 71%.
Espontânea para vereador
O Instituto Ranking Brasil Inteligência ainda fez uma pesquisa espontânea para vereador em Amambai e a liderança ficou com Suzana, com 4,8%, seguida por Sangue Bom, com 2,8%, Valdeci do Fistarol, com 1,8%, e, empatados com 1,4% cada um, temos Darci, José Roberto, Sabão, Valdir e Valdair.
Já empatados com 1,2% cada um temos Cassiano Cardoso, Delíbio e Cláudio Nicoline, enquanto empatados com 1% cada um temos Lígia, Rafael Andres e Ramãozinho. Empatados com 0, 6% cada um estão Baixava Ulisses, Augusto, Brino, Brunão, Éder, Dr. Osmar, Josimar, Léo Matos, Laércio e Paulo Sérgio.
Ainda empatados com 0,6% cada um temos Janete, Lurdeliz, Martelo de Ouro e Vitão, enquanto empatados com 0,4% cada um estão Baiano, David, Débora, Dirceu, Joanir, Losa da Saúde, Paulão, Dita, Humberto, Manoel Melo Robson Vargas, Tiago e Zen, sendo que 68,6% não sabem ou não responderam.
Avaliação prefeito
O Instituto Ranking Brasil Inteligência também avaliou a gestão do prefeito de Amambai, Dr. Bandeira, e, para 58% dos entrevistados a gestão dele é boa ou ótima, sendo que no levantamento anterior o percentual foi 60%.
Além disso, 21% dos entrevistados disseram que a administração dele é regular, sendo que no anterior o percentual foi 20%, e para outros 16% é ruim ou péssima, sendo que no anterior percentual foi 15%, enquanto 5% não sabem ou não responderam, sendo que no anterior o percentual foi 5%.
Governador Riedel
O Instituto Ranking Brasil Inteligência também avaliou que o governador Eduardo Riedel (PSDB) no município é considerado bom ou ótimo para 52% dos entrevistados, sendo que na pesquisa anterior o percentual foi 50%, para 26% é regular, sendo que na anterior o percentual foi 28%, e para 14% é ruim ou péssima, sendo que na anterior o percentual foi 12%, enquanto 8% não sabem ou não responderam, sendo que na anterior o percentual foi 10%.
Presidente Lula
Com relação ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 45% dos entrevistados consideraram ruim ou péssimo, sendo que no levantamento anterior o percentual foi 40%, enquanto 26% falaram que é bom ou ótimo, sendo que no anterior o percentual foi 30%, e 24% disseram que é regular, sendo que no anterior o percentual foi 25%. Além disso, 5% não sabem ou não responderam, sendo que no anterior o percentual foi 5%.
Fonte: Diário MS News