Câmara de Vereadores de Paranhos tem sessão produtiva e intensa agenda nos próximos dias

- Publicidade -

A semana entre os dias 18 e 22 de agosto tem sido de intensa atividade para a Câmara Municipal de Paranhos, com sessões, indicações importantes e participação ativa dos vereadores em eventos junto às comunidades indígenas e agricultores familiares.

Segunda-feira, 18/08 – Durante a Sessão Ordinária, os parlamentares apresentaram diversos requerimentos e indicações, além de aprovarem o Projeto de Lei do Executivo que institui o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). O PMPI tem como objetivo garantir os direitos das crianças de 0 a 6 anos, promovendo políticas públicas voltadas para saúde, educação, proteção e desenvolvimento integral na primeira infância. Entre as indicações apresentadas, destacam-se:

  • Indicação nº 128/2025 – de autoria da vereadora Elizabeth Brites Benites (Professora Beth), solicita estudo de viabilidade para perfuração de um poço artesiano na Escola Municipal Indígena Arandu Poty Renda, no acampamento indígena Ypo’y.
  • Indicação nº 129/2025 – de autoria do vereador Alex Nicola Ratier (Alex Enfermeiro), pede a aquisição de uma ambulância tipo B, também conhecida como suporte básico, para reforçar a estrutura da saúde no município.
  • Indicação nº 130/2025 – também de autoria de Alex Enfermeiro, propõe a contratação de um(a) psicólogo(a) com carga horária de 8 horas diárias, para atendimento contínuo aos pacientes na unidade hospitalar.
  • Indicação nº 131/2025 – apresentada pelo vereador Milton Rogério da Silva, solicita estudo para a construção de dois monumentos culturais em Paranhos: o Ponto do Tereré e a Roda de Chimarrão.
  • Indicação nº 132/2025 – também de Milton Rogério, pede a construção de uma estátua do “Ervateiro” (Peão dos Ervais), em homenagem aos trabalhadores que marcaram a história econômica da região.
  • Indicação nº 133/2025 – assinada pela vereadora Elizabeth Brites Benites (Professora Beth) e pelo vereador Ubaldo Fernandes, propõe ao DETRAN/MS a instalação de um redutor de velocidade na entrada da Aldeia Arroyo Corá, visando mais segurança no tráfego local.

Terça-feira, 19/08 – Os vereadores participaram das ações do programa Agraer em Ação nas aldeias Arroyo Corá e Paraguassu. A iniciativa, organizada pela Prefeitura de Paranhos em parceria com a FUNAI (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), o Governo do Estado e a SEMADESC (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), levou serviços, orientações e emissão de documentos às comunidades indígenas.

Quarta-feira, 20/08 – As atividades continuaram na Aldeia Sete Cerros, dando sequência às ações de atendimento e orientação às comunidades indígenas e agricultores familiares.

Quinta-feira, 21/08 – O cronograma segue com atendimentos na Aldeia Pirajuí, mantendo a parceria da Prefeitura, FUNAI, SEMADESC e demais órgãos do Governo Estadual.

Sexta-feira, 22/08 – Será a vez das aldeias Potrero Guassú e Ypo’y, juntamente com o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/2026, no plenário da Câmara Municipal, evento que contará com a presença de diversas autoridades, instituições financeiras e lideranças políticas.

Com essa agenda intensa e produtiva, a Câmara Municipal reafirma seu papel de legislar, propor melhorias e estar presente nas principais ações que envolvem a comunidade de Paranhos.

Leia também

- Publicidade -

Enquete

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-