Em Caracol, a gestão municipal mantém como princípio essencial a ideia de que não é preciso esperar as estradas estragarem para iniciar os reparos. A prioridade é realizar manutenções permanentes, estruturando e construindo vias rurais mais duradouras, seguras e resistentes tanto ao uso diário quanto aos impactos das chuvas ao longo do tempo.
Esse trabalho contínuo tem sido possível graças à parceria com os proprietários rurais, que reconhecem e apoiam os esforços da administração. Muitos têm contribuído oferecendo materiais como terras limpas e cascalhos, além de permitir a construção de drenos em suas propriedades. Um gesto que faz grande diferença é o recuo voluntário de cercas, possibilitando o alargamento das estradas e maior eficiência nos serviços.
O comprometimento dos produtores rurais, mesmo arcando com algumas despesas extras, demonstra consciência de que os trabalhos representam investimentos que trarão benefícios duradouros — como mais comodidade, segurança no transporte escolar e melhoria no escoamento da produção agrícola e de insumos.
Após as fortes chuvas de março de 2025, que danificaram praticamente 100% da malha viária municipal, as equipes da Secretaria de Obras, sob coordenação do secretário Honorato Solaliendres, conseguiram recuperar todas as estradas em menos de 60 dias. Agora, os trabalhos seguem com foco em ações preventivas, incluindo abertura e alargamento de estradas, instalação de novos quebra-forças, construção de drenos e abaulamentos, além dos serviços de “bota fora” — retirada de material comprometido — e “bota dentro”, com aplicação de materiais limpos e de qualidade.
O cascalhamento e as demais melhorias continuam em ritmo acelerado, reforçando o compromisso da Prefeitura de Caracol com a infraestrutura rural e o bem-estar das famílias do campo.

















