Entra em vigor no dia 9 de outubro as novas regras para a rotulagem de alimentos, que irá trazer às embalagens de alimentos a rotulagemnutricional frontal, que irá informar ao consumidor sobre o alto conteúdo de nutrientes que têm relevância para a saúde.
Nas novas embalagens haverá uma lupa para a identificação de altos teores de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio, e deverá ser aplicado na face frontal da embalagem, na parte superior.
O alerta de alto conteúdo de açúcar adicionado virá, para alimentos sólidos e semissólidos, quando eles tiverem 15 gramas ou mais por 100 gramas do produto, e em alimentos líquidos, ele virá quando tiver 7,5 gramas ou mais por 100 mililitros de alimento.
Já o alerta de excesso de gordura saturadaaparecerá em alimentos sólidos e semissólidos quando for de 6 gramas ou mais em cada 100 gramas, e para alimentos líquidos, o alerta virá para produtos com 3 gramas ou mais por 100 mililitros de alimento.
E para o sódio, o aviso em alimentos sólidos e semissólidos aparecerá quando a quantidade no produto for de 600 miligramas ou mais em cada 100 gramas, e em produtos líquidos quando constar no produto 300 miligramas ou mais por 100 mililitros.
Fonte: JD1 Notícias