Reinaldo Azambuja é o governador que mais cumpriu promessas no Brasil, diz levantamento

- Publicidade -

Reinaldo Azambuja aparece em 1º lugar entre os governadores que mais cumpriram totalmente as promessas de campanha no levantamento do G1, que foi atualizado nesta quarta-feira (27). Ele cumpriu totalmente 70,83% das promessas. Na sequência aparecem Ceará (68,42%), Mato Grosso (59,26%) e Amazonas (58,24%).

O site considerou 24 promessas do governador Reinaldo Azambuja, disse que 17 foram totalmente cumpridas, 4 parcialmente e apenas 3 não foram cumpridas.

Considerando as promessas cumpridas totalmente e parcialmente, o governador Reinaldo Azambuja está na 5ª posição, com 87,50%, atrás apenas de Rio Grande do Sul, Ceará, Mato Grosso e Maranhão.

Reinaldo Azambuja é o governador que mais cumpriu promessas no Brasil, diz levantamento

DEFESA DE MS
A Subcom fez contato por telefone e enviou ao G1 uma defesa também das 3 propostas que aparecem no levantamento como não cumpridas, mas o site não aceitou os argumentos. Confira os argumentos a seguir:

PROMESSAS DE CAMPANHA G1 – DEFESAS

8 – Melhorar índice do Ideb

R: Conforme consta no Plano de Governo entregue ao TSE, à página 22, o governador Reinaldo Azambuja se comprometeu a “Melhorar os indicadores educacionais em todas as regiões do Mato Grosso do Sul”. Em nenhum momento se referiu ao Ideb como referência para se atingir essa meta.

Neste sentido, observando o contexto da Rede Estadual de Ensino, o 5º ano do Ensino Fundamental teve a nota de 5.4 em 2015, subindo para 5.6 em 2017 e 5.7 em 2019.
Analisando os índices do 9º ano do Ensino Fundamental, também é possível observar o crescimento nas notas no primeiro ano avaliado. Em 2015, a nota foi de 4.1, em 2017 passou para 4.6 e na edição seguinte, em 2019, permaneceu em 4.6.

Já na análise dos dados referentes ao 3º ano do Ensino Médio, o crescimento se acentuou no último ano, sendo: 3.5 em 2015, 3.6 em 2017 e 4.1 em 2019. Neste ano ainda não foi divulgado os índices do Ideb.

14 – Construir ponte sobre o Rio Paraguai

R: Conforme o Plano de Governo entregue ao TSE, à página 28, o governador Reinaldo Azambuja se comprometeu a “Promover a implantação da Rota Bioceânica rodoviária com a construção da ponte sobre o Rio Paraguai”. OBSERVE QUE O COMPROMISSO NÃO FOI CONSTRUIR A PONTE, MAS SIM PROMOVER A ROTA BIOCEÂNICA. Por ser rio internacional, o Estado não tem autonomia para executar obras no rio Paraguai e, por isso, o Governo do Estado fez a interlocução com os governos Federal e do Paraguai para viabilizar a construção da ponte sobre o rio Paraguai, na fronteira entre Porto Murtinho (MS) e a cidade paraguaia de Carmelo Peralta. Essa obra é importante para a consolidação da Rota Bioceânica. O governo do Paraguai já iniciou a construção da ponte. Paralelamente, o Governo do Estado está investindo na infraestrutura para preparar a região para atender a grande demanda de produtos para exportação pela Rota Bioceânica.

O próprio presidente do Paraguai, Mário Abdo, esteve em Porto Murtinho no dia 20 de julho de 2019, para autorizar a licitação para a construção da ponte (http://www.ms.gov.br/para-reinaldo-azambuja-ponte-no-rio-paraguai-coloca-porto-murtinho-no-centro-da-rota-bioceanica/_)

No dia 13 do mesmo mês, Reinaldo Azambuja e a então ministra da Agricultura, Teresa Cristina, estiveram em Assunção discutindo com o presidente Mário Abdo a construção da ponte (http://www.ms.gov.br/com-viagem-de-reinaldo-azambuja-ms-tem-exito-na-integracao-de-politicas-publicas-com-o-paraguai/)

E no dia 13 de dezembro de 2021 o presidente Mário Abdo esteve na fronteira e durante solenidade com as presenças de Reinaldo Azambuja e representantes do Governo Federal autorizou o início da construção da ponte. (http://www.ms.gov.br/viabilizada-a-ponte-sobre-o-rio-paraguai-reinaldo-azambuja-defende-desburocratizar-as-exportacoes-para-potencializar-a-rota-bioceanica/)

Fonte: Correio da Fronteira

Leia também

- Publicidade -

Enquete

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-