Marcado para 2 de outubro, o primeiro turno das Eleições 2022 requer atenção dos eleitores para o novo horário de votação. Antes, as urnas ficavam disponíveis das 8h às 17h. Agora, a votação vai se estender das 7h às 16h em Mato Grosso do Sul.
A decisão de uniformizar o horário das eleições em todo o Brasil foi tomada em dezembro do ano passado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Na ocasião, o ministro Luís Roberto Barroso destacou que o Brasil é um país continental, o que pedia uma uniformização dessas regras para que houvesse um processo eleitoral com a maior tranquilidade possível, evitando especulações que a demora na divulgação possa trazer.
Em 2014, com Estados fechando as urnas em diferentes horários, o candidato Aécio Neves (PSDB), que disputava a presidência, ficou à frente durante parte da apuração. Mas, com a totalização de todos os votos no Brasil, Dilma Rousseff (PT) assumiu a liderança e se elegeu presidente. Contudo, desde então, essa variação motiva ataques infundados sobre a apuração dos votos.
Com a aprovação da norma, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Roraima e Mato Grosso terão a votação iniciada uma hora antes. No estado do Acre, a votação começará duas horas mais cedo e, em Fernando de Noronha, uma hora mais tarde, mantendo-se, em todos os estados, o mesmo número de horas da votação.
A Justiça Eleitoral orienta que o eleitor se atente para a nova mudança e consulte antecipadamente seu local de votação a fim de evitar transtornos. Mato Grosso do Sul tem 1.996.510 eleitores.
Fonte: O Jacaré