Com “um jogo a menos” e sem prorrogação, Brasil tem físico a favor contra Croácia nas quartas

- Publicidade -

Brasil e Croácia disputam na sexta-feira, às 12h (de Brasília), uma vaga na semifinal da Copa do Mundo do Catar. E depois da goleada sobre a Coreia do Sul por 4 a 1, a Seleção quer usar a parte física a seu favor no confronto marcado para o estádio Cidade da Educação, em Doha.

Isto porque há uma diferença razoável de minutos disputados entre os adversários: como a Croácia eliminou o Japão nas oitavas nos pênaltis, após empate no tempo normal e prorrogação, a equipe adversária do Brasil já tem 30 minutos a mais em campo.

Mas a diferença é maior do que isto, pois Tite usou reservas na derrota para Camarões no último jogo da primeira fase. E o jogo foi o mais longo do Brasil na primeira fase (105 minutos com os acréscimos), além de ser aquele em que a Seleção percorreu a maior quilometragem (110,2 km), empatado com a estreia contra a Sérvia.

A Croácia, por sua vez, teve de usar força máxima na rodada final da fase de grupos, contra a Bélgica. O time percorreu 118,7 km no empate por 0 a 0, e três dos jogadores mais experientes estiveram entre os que correram mais: Modric (11,1 km), de 37 anos, Perisic (11,5 km), 33, e Lovren (10,1 km), 33.

Com "um jogo a menos" e sem prorrogação, Brasil tem físico a favor contra Croácia nas quartas
Veja o comparativo de média de corridas e distância percorridas por jogadores de Brasil e Croácia — Foto: Bruno Imaizumi – Espião Estatístico

Como comparação, na partida contra Camarões, Marquinhos e Raphinha foram os únicos titulares que jogaram – e percorreram apenas 5,1 km e 2,3 km, respectivamente. Militão, que pode ser escalado se Alex Sandro não tiver condições, correu 9,7 km.

Ao todo, o Brasil percorreu 418 km na Copa considerando jogadores de linha e usou os 23 jogadores (média de 7,0 km por jogador de linha por jogo). Já a Croácia percorreu 474 km e usou 17 jogadores (média de 8,1 km por jogador de linha por jogo). Os dados foram levantados por Bruno Imaizumi, do Espião Estatístico, do ge.

Ainda que a equipe croata já esteja começando a usar uma nova geração, o time titular ainda tem média de idade mais alta (29 anos), enquanto a Seleção conta com jogadores mais jovens, especialmente no ataque, como Vini Júnior (22 anos), Raphinha (25), Antony (25), Rodrygo (21) e Martinelli (21).

Thiago Silva, segundo jogador mais velho do Brasil no Catar com 38 anos, fez uma avaliação sobre a importância de ter poupado os titulares contra Camarões e a vantagem física que a equipe pode ter contra a Croácia. Enquanto o adversário teve de jogar até a disputa por pênaltis nas oitavas, a Seleção definiu a goleada sobre a Coreia do Sul no primeiro tempo.

– A derrota de alguma forma nos impulsionou para o jogo (contra a Coreia do Sul). O time descansado, com menos 90 minutos nas pernas vimos a diferença. A gente se perguntava se foi a melhor coisa a ter sido feita, poupar os 11, e acho que sim. Para o decorrer da competição vamos ver esta diferença nas pernas – respondeu.

– A França ganhou o último Mundial com a Croácia fazendo praticamente um jogo a mais pelas prorrogações que jogou. Vimos a diferença naquela final. Espero que possa estar clareando, também, para o nosso lado – acrescentou.

Como citado pelo capitão brasileiro, a Croácia chegou na final de 2018 tendo de disputar prorrogações nas três fases de mata-mata. Os croatas percorreram 112 km a mais do que a França. Na decisão, os franceses venceram por 4 a 2.

Apesar da avaliação sobre a diferença física, Thiago Silva não quer menosprezar o adversário. Isto porque Brasil e Croácia terão três dias de intervalo até a disputa das quartas.

– Eu acho que a distância do jogo da fase de grupos para oitavas era muito curta. Agora tem um tempo hábil para recuperar. Claro que estes 30 minutos a mais nas pernas pode de alguma forma no fim do jogo nos favorecer, mas isto não quer dizer muita coisa. Temos de ter a atitude de hoje (segunda), coragem, com futebol alegre, para frente, sem deixar lá atrás desguarnecido – completou.

Fonte: Globo Esporte

Leia também

- Publicidade -

Enquete

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-