A Secretária de Educação Thaiz Leite acompanhada pela diretora de planejamento e gestão escolar Maucilene Romero Corrêa e o diretor da Escola Estadual Dr. Rubens de Castro Pinto estiveram reunidos com a Polícia Militar nesta quarta-feira, 12 de abril, para debater medidas de segurança nas escolas de Caracol.
A reunião aconteceu no Batalhão da Polícia Militar e tem como intuito oferecer uma resposta visto as recentes ameaças e ataques que vem ocorrendo em outros estados e municipios, preocupando toda a comunidade escolar.
Em conversa com o Sub Tenente Agenor Mariani da Silva, o comandante se comprometeu por parte da segurança pública em realizar rondas policiais diariamente em todas as unidades educacionais e visitação dentro do ambiente escolar.
“Sabemos que existe uma preocupação por parte dos pais quanto a permanência de seus filhos nas escolas, mas é preciso manter o controle e não causar pânico, pois as autoridades estão atentas a situação e tomando todas as medidas cabíveis”, afirmou a secretária.
Segundo ela, é requisitado aos pais que acompanhem os comportamentos de seus filhos, vistoriando suas mochilas, acompanhando o que estão vendo nas redes sociais e seus históricos de pesquisa, sendo assim, presentes na vida escolar dos alunos.
Ainda de acordo com Thaiz, a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a segurança pública está elaborando um protocolo para ser apresentado à toda comunidade escolar em breve e as unidades já estão tomando todas as medidas de segurança, mantendo os portões cadeados, orientando os funcionários para que fiquem atentos a todos movimentos dentro da escola, entrada de pessoas somente com identificação no vídeo-porteiro e proibição de pessoas estranhas no local.
Ainda nesta quarta feira, foi emitido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública um edital de chamamento ao Programa Nacional de Segurança nas Escolas. “Nós, da Secretaria, já mostramos nosso interesse para aderir ao programa que prevê a destinação de recursos para o financiamento de projetos estaduais e municipais relacionados ao fortalecimento, ao aprimoramento ou à institucionalização de rondas especializadas ou outras ações no enfrentamento e na prevenção de crimes no contexto escolar e no seu entorno, no âmbito da Política Nacional de Segurança Pública – Sistema Único de Segurança Pública – e Fundo Nacional de Segurança Pública”, concluiu.