Abril de 2023 teve o maior número de cocaína apreendida em Mato Grosso do Sul, ao menos, desde 2013, ano em que a Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) dispõe de dados oficiais. Foram 3.478 quilos do entorpecente.
O segundo mês com maior número foi setembro de 2022, com 2.825 quilos, e março daquele mesmo ano, com 2.524.
Neste início de ano – de janeiro a abril – o número também é maior do que todos os outros anos, se contar o mesmo período. Já são 6.912 quilos, cerca de 28% a mais que nos quatro meses iniciais do ano passado, segundo com maior número, quando foram 5.360.
Do total apreendido em 2023, a seção de estatísticas da pasta indica que 1.989 quilos foram em Campo Grande, 2.136 apenas nos municípios que compõem a faixa de fronteira e os outros 2.787 nas demais cidades do interior sul-mato-grossense.
Dentre as apreensões que se destacaram no último mês, tabletes identificados com a logomarca da Hermès, empresa francesa de artigos luxuosos, contendo cloridrato de cocaína, foram encontrados em meio a uma carga de carnes, no dia 25, em Paranaíba. O carregamento ilegal, de quase meia tonelada, foi apreendido durante fiscalização da PRF (Polícia Rodoviária Federal).
No dia 12, a PF (Polícia Federal) apreendeu 500 quilos de drogas dentro de pneus de caminhão-baú vazio. O veículo foi abordado pela equipe de segurança no município de Ponta Porã, e a ação foi até elogiada pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
Fonte: Campo Grande News