Criado em 2007 pela ONU, o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é celebrado nesta terça-feira, dia 2 de abril. Trata-se de uma data voltada para a conscientização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) que se caracteriza, entre outras manifestações, por dificuldade de interação social e presença de comportamentos repetitivos. Apresenta diferentes graus, classificados de leve à grave.
Nesta data, a vice-prefeita de Eldorado, Fabiana Lorenci, celebrou em suas redes sociais os avanços do município que visam difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.
Segundo ela, é extremamente necessário disseminar cada vez mais informações sobre o tema, já que hoje é constatado que a cada 36 nascimentos, uma pessoa nasce com autismo. “É preciso aumentar o guarda-chuva para que todos caibam embaixo, essa amplitude de conhecimentos também promove os diagnósticos”, disse.
Ainda de acordo com ela, hoje o município tem muitas pessoas com autismo, muitas pessoas neurodivergentes e quanto mais informação melhor. “O diagnóstico precoce é muito importante, é imprescindível que esse diagnóstico aconteça cedo, para que essas pessoas tenham mais qualidade de vida e consiga viver na sociedade de forma mais funcional”, concluiu.