O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Segundo Najla Mariano, que já foi Secretária de Saúde de Coronel Sapucaia, os indivíduos com Autismo podem e devem conquistar seu lugar na sociedade. “O Abril Azul tem o objetivo de envolver toda a comunidade nas causas que incluem os nossos Autistas, a fim de buscar uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva”, afirmou.
Najla também ressaltou a importância de ações que estão sendo desenvolvidas em todo o mundo, entre elas o Cordão Girassol que identifica pessoas com condições específicas que não são perceptíveis e o Cordão de Quebra-Cabeça, utilizado atualmente para identificar pessoas com autismo, que se tornaram símbolos centrais na campanha de conscientização.
“Precisamos estar unidos e engajados em ações relevantes para promover mais respeito e inclusão, por isso convido toda a nossa comunidade para participar desta causa, vamos juntos pela conscientização do autismo”, concluiu.