Na semana em que se comemora o Dia dos Povos Indígenas, celebrado no dia 19 de abril, a pré-candidata a prefeita de Coronel Sapucaia, Najla Mariano, faz análise sobre avanços e desafios da atualidade dentro das comunidades indígenas do município.
Segundo ela, durante seu tempo na Secretaria de Saúde e como vereadora da Câmara Municipal, pode acompanhar diversas ações e entender melhor as necessidades e dificuldades enfrentadas.
Entre os desafios, Najla cita a Agricultura Familiar com o preparo de roças, a orientação técnica, a correção do solo, a distribuição de calcário, ureia e gesso, a manutenção permanente e periódica das estradas e vias, e principalmente a falta de água e esgotamento sanitário.
“É inaceitável que em pleno Século XXI existam seres humanos com privação de água, mais que um bem comum, um direito humano, uma vez que é indispensável para o bem-estar e saúde de todos”, afirmou.
A pré-candidata cita ainda como pontes que precisam ser transpassadas a qualificação profissional e geração de renda, a garantia dos direitos, o respeito às mulheres indígenas, à cultura e a falta de tecnologia na comunidade. “Precisamos trabalhar com mais empenho para que nossas comunidades tenham os mesmos direitos que nós”, afirmou.
Ainda de acordo com ela, os avanços são diversos e em muitas áreas, ações que vem mudando a realidade dentro das aldeias e melhorando a qualidade de vida para todos os povos indígenas.
“Os desafios são muitos, mas os avanços são ainda maiores, principalmente na área da saúde com os serviços prestados pela CASAI, equipe que respeito e considero de muita importância, já que sem esses profissionais, que precisam ser conhecidos como heróis, uma boa parte da população não teria o acesso necessário”, concluiu.