Os representantes da Defesa Civil Estadual, em parceria com a Defesa Civil Municipal, concluíram os levantamentos dos estragos causados pelo forte temporal que atingiu o município no último dia 19 de agosto, especialmente a comunidade indígena Ypo’y.
O trabalho foi realizado pelos profissionais Sandoval Leonardo Júnior (DGRD) e Subtenente Gilmar Nascimento Lopes, juntamente com o servidor público municipal Valter e demais colaboradores. A equipe realizou registros fotográficos, filmagens e constatações presenciais dos prejuízos.
O relatório elaborado servirá de base para que a Prefeitura de Paranhos possa decretar Situação de Desastre e, posteriormente, para análise das equipes responsáveis do Estado de Mato Grosso do Sul, possibilitando um eventual decreto estadual.
O prefeito Hélio Acosta recebeu os membros da Defesa Civil e agradeceu o empenho no trabalho realizado.
Apoio e socorro imediato
Mesmo sem decretos oficiais, as equipes da Prefeitura, por meio de suas secretarias, atuaram de forma imediata para socorrer as famílias afetadas, oferecendo todo o suporte necessário para amenizar as perdas e garantir conforto e segurança.
Além disso, foi articulada uma grande frente de solidariedade junto à sociedade, que resultou em doações diversas, como roupas, medicamentos, utensílios, calçados, lonas e cobertores, levando alívio às famílias atingidas.


