Mourão diz que Brasil não está neutro na guerra da Ucrânia: ‘Não concordamos com invasão’

- Publicidade -

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que o Brasil é contra a invasão russa ao território da Ucrânia. A declaração foi dada na manhã desta quinta-feira (24).

“O Brasil não está neutro. O Brasil deixou muito claro que ele respeita a soberania da Ucrânia. Então, o Brasil não concorda com uma invasão do território ucraniano. Isso é uma realidade”, disse Mourão, ao chegar ao Palácio do Planalto.

Até o momento, o presidente Jair Bolsonaro (PL) não se pronunciou sobre o assunto. Na semana passada, o mandatário esteve na Rússia e prestou solidariedade ao país, sem fazer referência direta ao conflito entre os países.

Na avaliação de Mourão, a situação é uma tragédia. “A gente tem que olhar sempre a história. A história ela ora se repete como farsa, ora se repete como tragédia. Nessa caso ela está se repetindo como tragédia”, disse o vice-presidente.

Questionado sobre a ida de Bolsonaro à Rússia, Mourão afirmou que não comenta as falas do presidente Jair Bolsonaro.

Invasão russa

Forças militares russas iniciaram nesta quinta-feira (24/2) uma ampla invasão da Ucrânia.

Há relatos de tropas cruzando diversos pontos da fronteira e explosões perto das principais cidades ao redor do país — e não apenas na região de Donbas, onde grupos separatistas foram reconhecidos e apoiados recentemente pela Rússia. Há ao menos sete mortos e 19 desaparecidos até agora, segundo autoridades ucranianas.

Em um pronunciamento televisionado, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que a Rússia não planeja ocupar a Ucrânia, mas alertou que a resposta será “imediata” contra qualquer um que tente parar a operação.

Putin instou os soldados ucranianos a se renderem e voltarem para casa — do contrário, a própria Ucrânia seria culpada pelo derramamento de sangue, disse o presidente russo. Ele acrescentou que o conflito entre as forças russas e ucranianas são “inevitáveis” e “apenas uma questão de tempo”.

Logo depois, unidades militares ucranianas foram atacadas. “Putin lançou uma invasão em larga escala da Ucrânia”, afirmou o governo ucraniano.

A Ucrânia anunciou ter derrubado cinco aviões e um helicóptero da Rússia. Não há informações sobre mortos ou feridos. A Rússia nega essa informação.

Fonte: Yahoo!

Leia também

- Publicidade -

Enquete

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-