Irá acontecer neste sábado (29) o primeiro eclipse solar de 2022, que será visível no sudeste do Oceano Pacífico e no sul da América do Sul, mas que, infelizmente, não será visível no Brasil.
No entanto, para os fãs de astronomia e os interessados em assistir ao fenômeno, o eclipse parcial será transmitido online no canal oficial do Observatório Nacional no YouTube.
Este é o primeiro de quatro eclipses que irão ocorrer neste ano, e ele será um eclipse parcial, o que quer dizer que a lua só cobrirá parte do sol. Os outros três eclipses do ano ocorrerão em 16 de maio, um eclipse lunar, 25 de outubro, outro solar, e o último do ano em 8 de novembro, que será um lunar.
Mas afinal, o que é um eclipse?
Ocorrem dois tipos de eclipse, o solar e o lunar. Um eclipse solar ocorre quando existe um alinhamento, completo ou parcial, entre a Terra, a Lua e o Sol, com o nosso satélite natural cobrindo o brilho da estrela, projetando uma sombra em uma área da superfície terrestre, que fica sem poder observar o brilho parcialmente ou totalmente.
Já o eclipse lunar ocorre quando a Lua entra na sombra da Terra, causada pelo Sol, cobrindo parcialmente ou totalmente a superfície lunar.
Fonte: JD1 Notícias